A diferença da comunicação e do marketing

Atualizado: 6 de Abr de 2018

Já não é segredo para ninguém que novas profissões e atividades têm surgido da noite para o dia nos últimos tempos. Com a crise que o país tem enfrentado nos últimos anos então, todo mundo tenta se virar como pode. Novos empreendedores têm surgido e, com eles, muita novidade no mercado de trabalho também. O estilo de trabalho home office e freelancer já não é mais uma opção só para os jovens, mas para todos que desejam garantir um grana extra, ou, muitas vezes, o sustento da família.


Com a web, tudo acontece na velocidade da luz, inclusive o aprendizado de novas áreas profissionais por meio de cursos rápidos disponibilizados. Na área da comunicação e marketing, por exemplo, é incrível o crescimento do número de pessoas que oferecem estratégias e soluções para vender mais ou ganhar visibilidade na internet. No entanto, é preciso ficar atento ao que tais profissionais oferecem de fato.


Em meio à ascensão de autodidatismo para a profissionalização do mercado, conceitos básicos da comunicação ficaram para trás. Tudo o que profissionais formados na área se dedicaram para aprender, muitas vezes passa desapercebido nesse "boom" oferecido no mercado.


A comunicação e o marketing muitas vezes são confundidos ou "vendidos" como se fossem o mesmo, e já que a internet se tornou um diário aberto para todos dizerem o que pensam, hoje estou aqui para dizer o que penso sobre a comunicação e o marketing. Ambos podem, em diversas situações, andar de mãos dadas sim, mas são diferentes. Para começar, vamos entender quais são os conceitos formais de cada palavra. Comunicação é transmitir uma mensagem a outra pessoa, seja de forma oral, escrita, visual, gestual ou através de outros sistemas.


Marketing é uma série de estratégias, técnicas e práticas, que envolvem público, marca, venda, produto, publicidade, mercado, entre outros, com o principal objetivo de persuadir o público em favor do que é propagado.


A comunicação até pode ser uma estratégia do marketing, mas em hipótese alguma podemos dizer que é a mesma coisa.


A comunicação envolve pessoas, histórias, emoções e verdade, a comunicação expressa e une ideias. É através da comunicação, seja ela do formato que for, que podemos expressar o que sentimos, pensamos, o que somos e o que defendemos. Na comunicação, o emissor precisa fazer com que a mensagem chegue de forma clara ao receptor, independente dele concordar com tal mensagem ou não. O recado precisa ser dado e compreendido, mesmo que o receptor não concorde com o que recebeu.


Já o marketing, na minha concepção, envolve os negócios, envolve a persuasão. O recado não precisa apenas ser dado e compreendido, o papel do marketing é fazer com que o receptor abrace a ideia do emissor. O marketing tem a missão de incluir na mensagem o desejo de compra do receptor.

Meu objetivo com esse post é mostrar que ambos são diferentes, mas podem andar juntos, desde que não sejam confundidos.


Como eles andam juntos? Ora, quanto mais informado o receptor estiver, mais preparado para o consumo ele estará, assim, ele precisa entender sobre o que está sendo oferecido com a comunicação, e com a linguagem do marketing ser convencido a consumir.


É claro que eu gosto de trabalhar com o marketing e ver seus resultados, no entanto, a comunicação é uma paixão. Exteriorizar aquilo que eu penso, minhas emoções e meu olhar sobre diversos assuntos a outras pessoas e fazer com que elas entendam o que estou transmitindo aguça e ativa a minha criatividade. E a criatividade é uma das coisas que me move. Usar isso a favor dos meu clientes e fazer com que empreendedores e empresas sejam compreendidos, de forma clara e objetiva, é minha realização profissional. O comunicar é uma arte, e a arte é o que eu gosto de comunicar.




15 visualizações

FALE

COMIGO

 

 

 

 

(11) 98326-2081 whatsapp

[email protected]

 

  • Facebook
  • Instagram
  • Behance
  • Linkedin
  • Whatsapp

fique por dentro